Alunos apresentaram suas propostas de soluções nos problemas de lixo e abandono de animais (Foto: Divulgação)O Favela In e o Projeto NAU Mercado de Trabalho com o apoio da FAPERJ, realizou o evento de encerramento da primeira turma de jovens que aconteceu nesta quarta (19) no auditório da Biblioteca Parque da Rocinha. A cerimônia presenteou e certificou alunos dos projetos que apresentaram soluções de problemas do cotidiano. Vinicius Carvalho, Gestor do Favela In, abriu a cerimônia agradecendo a todos pela presença. “Esse projeto tem sua importância da evolução. Gerar soluções e ver os resultados me fez acreditar nesse projeto”.
Maria Consuelo Pereira dos Santos, Pedagoga e Proponente do projeto, fez a fala de abertura da entrega dos certificados: “Henrique (Sagaz) me convidou para um projeto, aceitei mesmo sem saber, pois sabia que era coisa boa. Agora estou aqui vendo tudo isso acontecer e estou muito orgulhosa de todos vocês”.
Os alunos, apresentaram projetos que visam buscar soluções em problemas de coleta de lixo, reciclagem e abandono de animais. Após 4 meses de curso, os alunos mostraram preocupação com o que veem e convivem diariamente.
Maria Eduarda foi uma das alunas que apresentou um projeto que visava ajudar animais abandonados. “O projeto foi criado por uma visão nossa de comunidade, e como nós temos um cuidado com nossos animais, escrevemos nosso projeto e esperamos que dê algum resultado”. O pai da Maria Eduarda, Eliezer de Oliveira, vibrou ao ver sua filha receber o certificado e ficou muito entusiasmado com a iniciativa da filha: “Por incrível que pareça eu soube aqui agora esse belíssimo trabalho dela junto com suas colegas, de tentar solucionar esse problema que temos em nossa comunidade. Ela tem isso no sangue de tentar ajudar o próximo, principalmente se preocupando com animais abandonados na rua. Tenho muito orgulho dela”, disse emocionado.
Os tutores tiveram seus momentos de agradecimentos. “Vocês estão encerrando apenas um ciclo. Muitos virão”, disse Michelle Rocha, uma das tutorias do projeto. Camilla Dornellas é tutora de Desenvolvimento Humano do projeto e mostrou a importância da iniciativa desse projeto na vida dos jovens. “Vi a evolução de cada um, desde o início quando eles tinham vergonha e acuados ao falar em público e hoje estiveram aqui, apresentando os projetos que eles mesmos criaram, num palco com microfone, hoje vimos um pouquinho da evolução deles”.
A cerimônia encerrou presenteando os alunos com panetones e os 4 melhores que se destacaram ao longo do curso, ganharam um tablet para ajudar no desenvolvimento de aprendizado nesse início de carreira profissional.
Texto: Leandro Lima
Foto: FavelaDaRocinha.com