![]()
No dia 14 de janeiro (sábado) o jornal Fala Roça oficializou o lançamento da nova versão do Mapa Cultural da Rocinha, num evento aberto a comunidade que aconteceu na Biblioteca Parque da Rocinha – C4.
O trabalho de mapeamento, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura – por meio do edital de Fomento a Cultura Carioca (FOCA) -, identificou mais de 150 iniciativas culturais, reafirmando o potencial sociocultural e de economia criativa da Rocinha.
Dentre as informações coletadas pelo time de pesquisadores – formado exclusivamente por moradores – foi destacado que muitas dessas inciativas foram criadas ou são coordenadas por mulheres. Dado que corrobora com o contexto histórico de luta comunitária por direitos, que sempre contou com a liderança de mulheres para construção de legados importantes para a Rocinha: como a criação das primeiras creches comunitárias e a luta pelo saneamento básico.
Outra informação importante destacada pelo Fala Roça faz referência a oferta de aulas de reforço escolar, identificada em várias organizações locais na tentativa de suprir os impactos causados pela pandemia da Covid-19 no cotidiano dos alunos da rede pública de ensino.
Na expectativa de que essa experiência seja replicada em outras comunidades, o Fala Roça disponibilizou a metodologia e a estrutura do Mapa Cultural da Rocinha para download.
Texto: Cleber Araujo
Imagem: reprodução
Fonte: Fala Roça