Rocinha: curso gratuito para Encceja 2023


18 de Maio 14:05
  • Enviar por e-mail
    Enviar por e-mail
    Para múltiplos destinatários separe os e-mails por vírgula.
  • Salvar em PDF


Ao fazer uma busca na internet sobre o nível de escolaridade na Rocinha, nos deparamos com a informação de que a comunidade registra os piores índices do município nesse quesito.


Conforme o Censo de Comunidades de Baixa Renda realizado pelo governo fluminense em 2009, a média escolar da Rocinha corresponde a pouco mais de 5 anos de estudo, enquanto a cidade carioca registra média superior a 9 anos.


Diante das exigências do mercado de trabalho, esse índice reflete diretamente na perda de oportunidades, apesar dos indicadores sociais - segundo o Censo de 2010 - revelarem que os moradores desse território contam com condições trabalhistas superiores às demais comunidades da região. Provavelmente, esse fato está relacionado com a questão geográfica, considerando que a Rocinha é uma favela situada entre os bairros de IPTU mais alto da zona sul do Rio - extensão da cidade que concentra os principais pontos comerciais e turísticos.


Uma alternativa viável para amenizar essa estatística é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), destinado às pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade curricular apropriada.


Para incentivar e ajudar os moradores da Rocinha com a preparação para a prova anual do Encceja, que neste ano acontecerá no dia 27 de agosto, o coletivo Favela In firmou uma parceria com a Zeka Educação Digital - Plataforma de estudo à distância que capacita para a conquista do diploma do Ensino Médio. O curso preparatório é uma oportunidade que está disponível gratuitamente para colaborar com aqueles que desejam e precisam da certificação escolar para melhorar a qualificação profissional.


As inscrições para participar do Encceja 2023 estarão abertas entre os dias 22 de maio e 02 de junho pelo site do Inep (http://enccejanacional.inep.gov.br). Aos interessados com dificuldades de acessar a internet, o Favela In está oferecendo suporte para auxiliar nas inscrições do exame e no cadastro da plataforma Zeka. O plantão de atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 10 às 17 horas, na Estrada da Gávea, 308 - em frente ao Mercado São Francisco da Rua 1. 


Ao falar sobre a importância dessa iniciativa para a comunidade, o coordenador do Favela In, Vinícius Carvalho, ressalta que “num cenário onde mais da metade da população economicamente ativa não possui Ensino Fundamental completo, vemos essa parceria como essencial para melhorar os índices de desenvolvimento humano local e gerar impacto positivo no território” - disse ele.


Para estudar gratuitamente pela Zeka Edu, basta selecionar o código de inscrição #Rocinha2023 no preenchimento do cadastro, que pode ser feito pelo link: https://encr.pw/linkdeinscricaozeka.  Essa é uma iniciativa realizada com apoio da FAPERJ através do Edital Favela Inteligente, que também conta com a parceria e intermediação da empresa Tamboro.


SERVIÇO


Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Inscrições: 22/05 a 02/06 

Prova: 27 de agosto

http://enccejanacional.inep.gov.br


Zeka Educação Digital

Vaga 100% grátis com a #Rocinha2023

https://encr.pw/linkdeinscricaozeka


Favela IN

Atendimento: segunda a sexta-feira

Horário: 10h às 17h

Endereço: Estrada da Gávea, 308 - em frente ao Mercado São Francisco da Rua 1.


Texto: Cleber Araujo