Léo José apresentando o projeto da Incubadora com a secretária de Cultura Danielle Barros
No dia 30 de novembro, quarta-feira, a Biblioteca Parque da Rocinha – C4 acolheu a celebração da parceria entre o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC) que oficializaram o compromisso de implementar o projeto Incubadora de Negócios de Impactos da Rocinha.
Através dessa parceria a incubadora de negócios, que faz parte do programa da FAPERJ em Apoio às Bases Parque de Inovação Social e sustentável na Rocinha, estará sediada junto a Biblioteca Parque da Rocinha.
O termo de cooperação entre as entidades foi exaltado pela Secretária de Cultura, Danielle Barros, pela importância de abrigar no aparelho cultural da comunidade um espaço para elaboração de novos projetos e que possibilitará promover ações que muitas vezes estão invisibilizadas, “respeitando aquilo que esse território já tem produzido” – pontuou a secretária.
O representante do CIEDS e coordenador do projeto da incubadora, Léo José, enfatizou que a ideia de um centro de apoio aos empreendedores da Rocinha teve como inspiração o trabalho desenvolvido pelo professor José Alberto Aranha com a Incubadora Social de Comunidades na PUC/Rio. Ele destacou, durante a apresentação do projeto, que a incubadora vai ser modelada e constituída a partir dos conhecimentos vivenciados na comunidade. “A ideia é que a gente possa construir um processo conjunto” – disse o coordenador do projeto.
Romper com a ideia de que o empreendedorismo é para alguns e não para todos é uma das metas apontadas por Léo José, que entende esse projeto como “o primeiro piloto para, em outros editais, implementar parte desse conhecimento desenvolvido aqui e disseminá-lo em outros territórios em condições parecidas com a da Rocinha” – finalizou Léo.
Texto: Cleber Araujo
Foto: Henrique Sagaz