Cuide bem das finanças do seu negócio!


  • Enviar por e-mail
    Enviar por e-mail
    Para múltiplos destinatários separe os e-mails por vírgula.
  • Salvar em PDF

Melhore as finanças do seu negócio



Conhecendo o fluxo do dinheiro que entra e que sai da empresa, você pode tomar melhores decisões para o crescimento da sua empresa. Assista ao vídeo até o final para entender melhor como fazer esse controle e como utilizar as planilhas para fazer o controle financeiro do seu negócio! 


 A desorganização nas finanças do seu negócio está atrapalhando o crescimento da sua empresa? Aprenda a ter uma gestão financeira melhor e mais eficiente e administre os recursos do seu negócio do jeito certo! 


Mas o que é gestão financeira? São os processos que envolvem os recursos financeiros da empresa, como o controle de contas a pagar e a receber, gestão de fluxo de caixa e capital de giro. 


E dá para organizar as finanças da sua empresa de um jeito simples! Primeiramente, é preciso anotar todas as informações que envolvem os gastos e ganhos do negócio. 


Estabeleça uma rotina para fazer as anotações, por semana, quinzena ou mês, do dinheiro que entra, ou seja, contas a receber. Para isso, liste todas as formas pelas quais sua empresa vende e os prazos de recebimento dos valores. 


Conhecer todos os canais de venda e como cada um deles irá trazer dinheiro para o caixa dá uma visão geral do tempo e do valor de cada entrada financeira. Assim, você pode planejar os seus investimentos e os pagamentos que precisam ser efetuados, ou seja, as contas a pagar. 



Dicas infalíveis para negociar as dívidas da sua empresa



Quem escolhe empreender, corre o risco de precisar fazer alguma dívida. E muitas vezes, as dívidas tiram o sono, não é?! 


Por isso, separamos algumas dicas imperdíveis para você negociar pendências com fornecedores ou credores! 


Negociar dívidas requer preparação! É preciso ter informações e estratégia para alcançar seus objetivos e resolver pendências com os credores e fornecedores da sua empresa. Por isso, a gente separou várias dicas que vão ajudar você no processo de negociação das dívidas do seu negócio! 



Você é dono de negócio? Saiba como definir o seu salário



Você é dono de negócio, mas não tem um salário como os seus funcionários? Sabia que é muito importante definir e calcular esse valor! Nesse vídeo a gente te mostra tudo sobre o pró-labore.  


Já ouviu falar em pró-labore? O termo parece complicado, mas é apenas o nome dado ao salário do dono de negócios. Sabia que para o negócio ter sucesso, ter um salário definido para o dono é muito importante para o sucesso da empresa? Pois é!  


Uma empresa que tem gestão organizada é aquela que separa as finanças pessoais das da empresa. Assim, fica mais fácil saber se o negócio está dando lucro ou prejuízo. Por isso, definir um valor para o salário do dono é muito importante.


E olha essa dica: mesmo que você seja MEI, é necessário separar esses gastos e agir como se fossem coisas diferentes. Nada de pagar uma pizza com o cartão da empresa, ou as contas do seu negócio com dinheiro pessoal!  



Como separar as contas pessoais das da empresa?



Usar as contas da empresa para pagar gastos pessoais, e também usar contas pessoais para quitar as despesas da empresa, é uma atitude muito comum entre os microempreendedores.


Nesse vídeo, vamos te explicar direitinho por que essas contas precisam ficar separadas e te dar dicas para não cometer mais esse erro.


Manter as contas pessoais e as da sua empresa separadas é a regra básica para manter um negócio e uma vida financeira saudáveis. Porém, muitos micro e pequenos empreendedores não fazem essa separação pois não entendem por que ela é tão importante.


A verdade é que essa ação pode estar impedindo sua empresa de crescer mais, ou até mesmo de você perceber que está “pagando para trabalhar”, sabia?!


Isso porque, quando as finanças estão todas juntas, você perde a clareza sobre como de fato está o seu negócio. Afinal, se você usa o dinheiro da empresa para pagar seu cafezinho e as contas da sua casa, ou usa o seu dinheiro pessoal para preencher furos de caixa da empresa, como é que você vai ter uma visão clara de como está a saúde financeira do seu negócio?


Nesse vídeo, você vai entender, de uma vez por todas, a razão pela qual essas contas devem ficar separadas e como fazer essa separação de forma clara e objetiva. 



Como Calcular o décimo terceiro salário?



Aprenda agora como calcular o 13º salário assistindo a este vídeo e não tenha mais dificuldade na hora de fazer a soma.


O 13º salário é uma “bonificação” natalina a que todo trabalhador (doméstico, urbano, rural

 ou avulso) contratado no regime da CLT tem direito.


Ele representa 1/12 do salário do colaborador por cada mês trabalhado, a ser pago ao final de cada ano. Mas, afinal, como é feito esse cálculo na prática?


Para fazer o cálculo do 13º salário, o empresário precisará colocar na equação os adicionais de hora extra, noturno, insalubridade e periculosidade, se o trabalhador tiver recebido esses valores ao longo do ano.


Vale lembrar que comissões, bônus e gratificações também fazem parte do montante a ser

 pago, portanto, é preciso ter atenção para que nenhum desses valores seja deixado de lado 

na hora de fazer o cálculo.



Descubra as melhores linhas de crédito e empréstimo para MEI



Com tantas linhas de acesso a crédito disponíveis é difícil descobrir qual é a melhor. A resposta varia de acordo com a sua necessidade e a realidade da sua empresa. 


Por isso, preparamos um compilado com algumas das linhas de crédito anunciadas pelas principais instituições financeiras do país, para que você tenha em mãos um leque variado de opções, possa comparar umas às outras e escolher a linha de crédito que atenda melhor às necessidades do seu negócio! 


Primeiro, você sabe quanto o MEI consegue de empréstimo? Os valores variam de acordo com a linha de crédito, com a instituição financeira e com o seu relacionamento. Normalmente, os valores concedidos começam mais baixos e vão crescendo conforme você paga.


Existem muitas opções de bancos privados e instituições financeiras que oferecem crédito, como as Instituições Públicas Federais, as cooperativas financeiras, os Bancos Regionais e as Agências de Fomento. 


Fique ligado, embora o leque seja amplo, existem instituições financeiras falsas ou não reconhecidas pelo Banco Central. Fuja delas para evitar cair em golpes! 



Como fazer planilha de controle de estoque?



O estoque pode ser um grande aliado ou inimigo do seu negócio, tudo depende do seu controle, porém, com esse vídeo, em 5 minutos você vai aprender a fazer uma planilha simples e fácil para o seu controle de estoque.


Evite o acúmulo, os desvios e a falta de produtos com o controle de estoque. Com organização, criando uma planilha simples e fácil, você conseguirá aproveitar melhor seu espaço e recursos financeiros. O controle de estoque é o registro cuidadoso de quantos itens estão na loja e quanto dinheiro esses produtos valem.


Confira passo a passo como criar e utilizar uma planilha simples e fácil para controle de estoque. Seja rigoroso e detalhista com os seus registros de estoque, siga as dicas e, caso não esteja familiarizado com planilhas, fique tranquilo: disponibilizamos alguns modelos gratuitos no site.


Assista ao vídeo até o final e fique por dentro de todos os detalhes de como criar uma planilha simples e fácil para controle de estoque! Não deixe de se inscrever no canal e ativar as notificações para não perder os próximos vídeos.



Como fazer fluxo de caixa e o que é fluxo de caixa?



Tem muito empreendedor que, quando ouve termos como fluxo de caixa, já se assusta. No vídeo de hoje, Noel Junior, consultor do SEBRAE, vai te contar tudo sobre fluxo de caixa e como começar o seu do zero, e você vai perceber que não precisa ser nenhum expert em finanças para entender do assunto.


Potencialize a gestão do seu negócio com essas dicas sobre fluxo de caixa, assim você pode começar do zero. 


O fluxo de caixa é a movimentação de dinheiro que entra e sai da sua empresa durante determinado período de tempo e é uma parte importante da gestão financeira, servindo para você visualizar o saldo disponível ou indisponível da sua empresa.


O fluxo de caixa é uma ferramenta poderosa para você potencializar a lucratividade e eficácia do seu negócio. Acompanhe um exemplo de como administrar o seu fluxo de caixa usando uma planilha do Excel e saiba como começar do zero.


Assista ao vídeo até o final e fique por dentro de todos os detalhes de como abrir o seu fluxo de caixa do zero! Não deixe de se inscrever no canal e ativar as notificações para não perder nenhum vídeo.



5 dicas infalíveis para gestão financeira de pequenos negócios



Pequenos negócios não precisam de gestão financeira? Nada disso, todo e qualquer negócio precisa de uma gestão financeira eficiente para alcançar resultados. 


Se você é um microempreendedor individual (MEI) sabe que não é obrigado a ter um contador para o seu negócio, mas isso não quer dizer que não precisa fazer uma boa gestão do seu negócio.


Hoje você vai conhecer em detalhes 5 dicas infalíveis para a gestão financeira de pequenos negócios. 


Se você está com dúvidas por onde começar, preste atenção a essas dicas infalíveis para a gestão financeira de pequenos negócios e comece a aplicar hoje mesmo. Acredite, são dicas que você precisa usar aí no seu empreendimento!